Como espantar Pombos do Quintal


pombos fotos
Como espantar Pombos do Quintal

Quem nunca viu uma pomba no quintal da sua casa,  são uma das pragas urbanas mais comuns e igualmente aborrecidas. Não só se reproduzem muito depressa, como transportam doenças, fazem muita sujeira, estragam as propriedades e as culturas e são muito barulhentos. Além disso, as suas fezes, quando secas, são um veículo de doenças.

Por isso que esta praga deve ser sempre controlada e evitada. Se tem uma praga no seu quintal, provavelmente já estará cansado da sujeira criada, do fato de estragarem o seu jardim e os seus vasos, do barulho durante o dia ou do facto de entupirem constantemente os algerozes no telhado.

Dicas de Como Espantar Pombos do Quintal:

Uma das formas mais fáceis de evitar que os pombos invadam o seu quintal é manter o espaço o mais limpo possível. Se isso acontecer, estará impossibilitando que façam ninho.

Além disso, deve lavar o espaço também com regularidade e espalhar naftalina moída pelo quintal.

O cheiro da naftalina, além de repelir os pombos, é também muito bom para dispersar outros tipos de pássaros. Estas duas medidas são bastante eficazes na prevenção de pragas de pombos no seu quintal.

Ter cães no seu quintal também é um bom método de afugentar pombos.

No entanto, se isso não resultar, não deixe a comida do seu cão ao ar livre, de forma a tornar-se apelativa para os pombos.

Coloque-a apenas em horários determinados e em períodos que possa ficar de guarda, enquanto o seu cão come.

Pode recorrer ainda a medidas com um baixo impacto ambiental para manter os pombos longe dos seu quintal. Por exemplo, ao construir estruturas que impeçam ou desestablizem o pouso dos animais é uma boa opção.

Outra dica é construir um espantalho ou instalar um sistema de rádio que imite os sons de algum dos seus predadores naturais.

Além disso, o uso de refletores estrategicamente colocados no quintal também mantém os pombos longe.

Existem outras medidas mais agressivas para espantar pombos do seu quintal. Por exemplo, o recurso a cercas eletrificadas ou a armadilhas para a captura dos animais dão resultados, mas podem ser perigosas e têm um impacto ambiental mais elevado.

Lembre-se que o envenenamento é absolutamente proibido no Brasil. Além de ser perigoso, é ainda ineficaz no combate à praga dos pombos, já que está provado que ajuda no rejuvenescimento da comunidade local. Além disso, é um crime ambiental grave.