Gás de Cozinha – Cuidados Necessários


Gás de cozinha mantenha todos os cuidados

Gás de Cozinha cuidados necessários – Em muitas residências, em quase todo o pais  , ainda se utiliza o gás de botijão que todos nós conhecemos, para manter sua casa e a família salvo de qualquer tipo de acidente, alguns cuidados tendo que ser observados para evitar vazamentos que geralmente   acaba causando  intoxicações grave, levando até a morte, e até explosão de grandes proporção, é preciso ter muito cuidado com o gás de cozinha em botijão pequeno, médio, e até mesmo os grande, sendo classificados tecnicamente como P13, P20, P45  e P90 que pode vir a escapar através do botijão por ser altamente tóxico e inflamável, a utilização do gás de cozinha requer alguns cuidados básicos.

Veja Também – Armário de Cozinha Embutido – Fotos

Os cuidados com o gás de cozinha começam logo após a compra do botijão. Quando receber o recipiente, verifique se ele está em boas condições, não aceite de maneira nenhuma botijões amassados, enferrujados ou com o lacre rompido, devolva imediatamente ao fornecedor, saiba que este é um direito de todos os consumidores. O botijão de gás deve ficar sempre que possível para o lado de fora, mas sempre em local ventilado, protegido do sol, da chuva e da umidade, e longe de produtos inflamáveis, fontes de calor e faíscas,

Dica Importante

Usar sempre os  materiais corretos na hora da instalação do botijão de gás. Utilize somente equipamentos fabricados segundo os padrões técnicos de segurança. A mangueira deve ser feita em em PVC transparente e ter uma faixa amarela com todas as informações do produto.

Veja, abaixo, algumas precauções a serem tomadas:

1 – dica: Procure colocar o botijão sempre em local ventilado e nunca dentro de armários ou embutidos. Ele precisa apenas estar em local coberto.

2 – dica: O botijão nunca deve ser colocado próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas em geral ou de ralos, pois pode escoar e causar acidentes.

3 – Dica: Nunca deixe o botijão deitado ou virado.

4 – Dica: Não deixe o botijão exposto ao sol ou ao calor excessivo.

5 – Dica: Caso sinta cheiro de gás, não acenda luzes, fósforos ou isqueiros. Também não fume ou ligue aparelhos elétricos. Feche o registro do botijão e abra portas e janelas para arejar o ambiente.

Veja abaixo uma grande explosão no Rio de Janeiro com gás de  cozinha botijão P 45, vazamento causando um grande acidente.